COMO CUIDAR DE SUA BALANÇA

Verifique regularmente através do seu técnico de confiança se a sua balança está pesando corretamente, lembramos que oscilações de energia e mau uso poderá afetar diretamente na calibração da mesma e atualmente são os principais fatores que tem elevado o número de balanças reprovadas durante as fiscalizações periódicas do IPEM.

Limpe o equipamento

Sempre, antes do início de suas atividades diárias com a sua balança, limpe bem a superfície onde o peso será depositado Ex: Prato de pesagem. Observação importante: Retire o prato da balança para limpá-lo.

Aquecimento

Não inicie uma pesagem imediatamente após ligar a balança. Os componentes eletrônicos precisam de algum tempo para se estabilizarem termicamente. Algumas balanças, após ligadas, realizam uma contagem regressiva antes de capturar o zero exatamente por esse motivo. Se não houver indicação do fabricante, recomenda-se aguardar 15 minutos.

Zero

Sempre parta do zero. Se após a retirada de um peso a indicação não voltar a zero, contate o seu técnico de confiança para uma verificação de pesagem em sua balança.

Impactos

Deposite o peso suavemente no centro do prato de pesagem e não o arraste durante a pesagem.

Deslocamentos

Evite deslocar a balança. Se a mesma for trocada de local, deve ser nivelada e calibrada. Se o erro apresentado for maior que o tolerado (pela lei ou pelo processo) a balança precisa ser ajustada novamente.

Display

Verifique se todos os segmentos do display estão funcionando. Exemplo: se o segmento do meio estiver com defeito, é possível confundir um 8 com um 0. Muitas balanças quando ligadas, fazem um teste acendendo todos os segmentos exatamente para esta finalidade.

Lacre

Verifique se a balança está lacrada. Somente desta maneira podemos garantir que um profissional acreditado pelo órgão fiscalizador ajustou a balança dentro da tolerância da lei (portaria 236/94). O lacre é obrigatório. A falta dele pode acarretar multas e interdições.

Nível

Nunca inicie uma pesagem sem antes ter nivelado a balança.

Capacidade

Nunca ultrapasse a capacidade máxima da balança (isto inclui a tara do recipiente, se houver)

Carga sobre a plataforma

Nunca deixe carga sobre a plataforma, isso força o mecanismo sem necessidade, o que pode diminuir a vida útil do equipamento e causar um problema chamado Fluência (Creep) em algumas tecnologias utilizadas em células de carga de balanças.

Vibrações e correntes de ar

Evite instalar a balança em locais com vibrações e correntes de ar. Além de causar instabilidade na leitura, essa prática influi diretamente na sua vida do equipamento. Não recomendamos ligar a sua balança junto com outros equipamentos eletrônicos, dependendo do equipamento poderá ocasionar em perda de calibração e até queima de componentes internos.

Comments are closed.